STRAIN CARDÍACO

Duração:
3 dias (6 perídos)

Carga Horária:
27 horas/aula

Nível:
Avançado

PRÓXIMAS DATAS

JAN FEV MAR ABR MAI JUN JUL AGO SET OUT NOV DEZ
22 a 24 17 a 20 10 a 12 14 a 16 27 a 30 13 a 15
18 a 20 27 a 29
JAN FEV MAR ABR MAI JUN JUL AGO SET OUT NOV DEZ
02 a 04 09 a 11 30 a 01 03 a 05 03 a 05

METODOLOGIA

Curso teórico e prático.

O bloco teórico conta com aulas avançadas sobre Anatomia e fisiologia cardíacas sob o ponto de vista do coração helicoidal. O que é e como funciona a deformação miocárdica (Strain). Técnicas de Strain obtidas com Doppler tecidual e com ecocardiografia 2D (Speckle Tracking). Principais aplicações da deformação miocárdica. Aplicações clínicas. Aulas ministradas com recursos multimídia e interatividade, apostila ilustrada com os slides apresentados. O bloco prático é desenvolvido em ambulatório com boxes amplos, vários modelos de equipamentos e orientação e supervisão dos professores.

Ecocardiografistas que queiram aprimorar os seus conhecimentos com as mais avançadas técnicas ecocardiográficas de Strain Cardíaco.

Treinamento avançado para médicos cardiologistas que praticam o método da ecocardiografia.

Graduação em medicina, cardiologistas com área de atuação em Ecocardiografia.

PROGRAMA (VISUALIZAÇÃO POR DIA)

Aula teórica.

Novos conceitos sobre função ventricular esquerda. Princípios fisiológicos e anatômicos à luz das novas teorias. O coração helicoidal. Novos conceitos de anatomia e fisiologia cardíacas. Deformação, taxa de deformação e shear strain. Torção miocárdica. Conceitos e aplicações clínicas. Análise do VE, VD, AE e AD. Métodos de aquisição de imagens. Aplicações clínicas e exemplos de utilização.

Conceitos avançados de função sistólica. Utilização dos métodos avançados: Doppler tissular e speckle tracking. Utilização das novas técnicas de deformação e torção. Resolução de problemas.

Aula prática

  • Prática interativa e com pacientes.

Aula teórica.

Valvopatias. Aferição das valvopatias utilizando as novas técnicas. Valor preditivo da deformação miocárdica na evolução clínica e pós-operatória. Aplicações. Avaliação das valvopatias regurgitantes com as novas técnicas de deformação miocárdica. Métodos de aferição. Valor preditivo. Aplicações na indicação terapêutica.

Prática com pacientes.

  • Prática interativa e com pacientes.

Aula teórica.

Miocardiopatias. Sua avaliação utilizando as novas técnicas de deformação miocárdica. Formas hipertróficas simétricas e assimétricas, obstrutivas e não obstrutivas. Formas dilatadas primárias e secundárias. Cardiomiopatias restritivas primárias simétricas e assimétricas. Identificação e quantificação

Prática com pacientes.

  • Prática interativa e com pacientes.

Importante: A programação pode sofrer alteração, mas o conteúdo proposto será cumprido. Leia nossa política de cancelamento

Ministrado por:

José M. Del Castillo

Doutor em Medicina, Especialista em Cardiologia (SBC), Especialista em Ecocardiografia. (Curriculum Lattes)

Saiba mais
Eugenio Soares de Albuquerque

Formado em medicina pela UFPB em 1984. Residência em Clínica Médica no Hospital Municipal do Tatuapé da Prefeitura de São Paulo (1985/87). (Curriculum Lattes)

Saiba mais
Carlos Antônio da Mota Silveira

Graduado em medicina pela Universidade de Pernambuco em 1980. Especialização em cardiologia pelo Instituto de Doenças Cardiopulmonares em 1983.

Saiba mais
(*) Todos os campos são obrigatórios
Curso*: Nome*: E-mail*: Telefone*: