DOPPLER VENOSO MEMBROS INFERIORES E SUPERIORES

Duração:
3 dias (6 períodos)

Carga Horária:
30 horas/aula

Nível:
Intermediario

PRÓXIMAS DATAS

JAN FEV MAR ABR MAI JUN JUL AGO SET OUT NOV DEZ
09 a 12

METODOLOGIA

Curso intensivo teórico e prático que por meio de ensino personalizado e utilização de métodos pedagógicos diferenciados, permite atender às expectativas de alunos com diferentes níveis de experiência no método – do iniciante ao experiente.

Conteúdos teóricos (carga horária de 50%): Aulas participativas desenvolvidas através de recursos multimídia, questionários, exercícios e discussão de casos clínicos. Apostila ilustrada com resumos dos conteúdos abordados durante o curso.

Conteúdos práticos (carga horária de 50%): Desenvolvidos com pacientes encaminhados do ambulatório de especialidade, em boxes amplos, com número limitado de alunos por equipamento (2 a 3 alunos/boxe) e 1 (um) professor exclusivo por boxe. Os alunos terão a oportunidade de realizar os exames em vários modelos de equipamentos, terão acesso a modelos de laudo informatizados, tutoriais e demonstrações e esclarecimentos caso-a-caso, com supervisão de professores experientes.

Angiologistas, cirurgiões vasculares, ultrassonografistas, radiologistas, ecocardiografistas ou médicos que queiram conhecer o método ou se reciclar.

O que o aluno irá aprender ao fazer o curso.

- Aprender e dominar as técnicas para realizar os exames de Doppler venoso dos membros inferiores e superiores de maneira padronizada.

- Reconhecer os padrões normais e patológicos de exames de Doppler venoso dos membros inferiores e superiores e assim, obter as principais impressões diagnósticas ultrassonográficas com maior segurança.

- Elaborar laudos de exames normais e patológicos.

Ser graduado em Medicina com CRM ativo.

PROGRAMA (VISUALIZAÇÃO POR DIA)

Período tarde

- Introdução à física do Ultrassom;

- Hemodinâmica venosa e fluxo venoso;

- Anatomia ultrassonográfica venosa dos MMSS e MMII

- Como maximizar a imagem venosa.

Período manhã

- Protocolo para exame normal MMII

- Protocolo para pesquisa de TVP de MMII

- Protocolo para pesquisa de TVP de MMSS

- Diagnóstico diferencial e condições que simulam TVP

- Noções básicas de punção ecoguiada

- Discussão de casos clínicos e como laudar

 

Período tarde

- Tutorial: Pesquisa de TVP com paciente modelo (deitado)

- Práticas com pacientes patológicos (2-3 alunos / 1 professor / box)

Período manhã

- Protocolo para pesquisa de insuficiência venosa MMI;

- Protocolo para pesquisa de varizes não safênicas; 

- Protocolo de exames para mapeamento venoso para by-pass e fístula artério venosa;

- Discussão de casos clínicos e como laudar;


Período tarde

- Tutorial: Pesquisa de insuficiência valvular (paciente em ortostase)

- Práticas com pacientes patológicos (2-3 alunos / 1 professor / box)

Período manhã

- Práticas com pacientes patológicos (2-3 alunos / 1 professor / box)

Importante: A programação pode sofrer alteração, mas o conteúdo proposto será cumprido. Leia nossa política de cancelamento

Ministrado por:

Adriana Ferraz
Doutora em Cirurgia pela UFPE (2007), mestre em Cirurgia pela UFPE (2001), Título de especialista em Angiologia e Cirurgia Vascular pela SBACV e AMB e Título em Área de Atuação em Ecografia Vascular pela SBACV, CBR e AMB, e graduação em Medicina pela Universidade Federal de Pernambuco (1989). Atualmente é Professora Adjunta do Departamento de Medicina Clínica da UFPE. Foi Professora do Departamento de Cirurgia Vascular da UFPE entre 2009 e 2011. Foi Presidente da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirur
André Valença
Graduado em Medicina pela Universidade Federal de Pernambuco (1984). Residencias em Cirurgia Geral e Vascular. Membro Titular pela Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular. Certificado de Área de Atuação em Cirurgia Endovascular. Professor Adjunto Doutor do Departamento de Cirurgia da UFPE. Fellowship pela Universidade de Iowa - EUA. Supervisor da Residência em Cirurgia Vascular do Hospital Getúlio Vargas- Recife. Ultrassonografista Vascular da Santa Casa de Misericórdia do Recife.
Emanuelle Tenório A Godoi
Graduada em Medicina pela UFPE (2000). Mestre em Saúde do Adulto e do Idoso pela UFPE (2007). Doutora em Cirurgia pelo Programa de Pós-Graduação em Cirurgia-UFPE (2010). Professora Associado e Vice-chefe do Departamento de Medicina Clínica da UFPE. Membro titular da SBACV, da Diretoria da SBACV PE, como Responsável pela Comissão de Métodos Diagnósticos não-invasivos e da Pós-Graduação em Cirurgia da UFPE. Especialista em Angiologia e Ecografia Vascular pela SBACV, CBR e pela Université Paul Sabatier
Carlos Araújo
Graduado em medicina pela Universidade estadual de Pernambuco (UPE) em dezembro de 1992. Residência médica em cirurgia geral e cirurgia vascular/Angiorradiologia concluída em fevereiro de 1997 pela Universidade federal de São Paulo/Escola Paulista de Medicina (UNIVESP/EPM). Título de especialista em angiologia e cirurgia vascular pela Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV) em 1997. Pós-graduado a nível de mestrado em cirurgia vascular pela UNIFESP/EPM concluída em 1999. Residência
Eduardo Bezerra
Graduado em Medicina pela Universidade de Pernambuco (UPE); Residência Médica em Radiologia e Diagnóstico por Imagem pelo Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco (HC - UFPE), Título de Especialista em Diagnóstico por Imagem pelo CBR e AMB; Supervisor dos programas de residência médica de Radiologia e Diagnóstico por Imagem da HC-UFPE e de Ecografia Vascular do mesmo serviço.
(*) Todos os campos são obrigatórios
Curso*: Nome*: E-mail*: Telefone*: