CARDIOPATIAS DO CORAÇÃO DIREITO

Duração:
3 dias (6 períodos)

Carga Horária:
30 horas/aula

Nível:
Intermediario

PRÓXIMAS DATAS

JAN FEV MAR ABR MAI JUN JUL AGO SET OUT NOV DEZ
02 a 04

METODOLOGIA

·         Curso teórico e prático. O bloco teórico conta com aulas que tratarão sobre cardiopatias mais comuns do lado direito do coração. Serão abordados: estenose pulmonar com septo íntegro e com comunicação interatrial, anomalia de Ebstein, displasia da valva Tricúspide e atresia, tanto da valva tricúspide quanto da valva pulmonar. Nestas aulas, serão abordados pontos peculiares do diagnóstico clínico, avaliação de ECG e Rx, mas principalmente, do diagnóstico ecocardiográfico, a classificação de acordo com a patologia, a forma adequada de adquirir medidas e a avaliação das repercussões hemodinâmicas. Conta ainda com treinamento para que o laudo seja feito da forma mais clara possível, através da utilização do Escore Z. As aulas são ministradas com recursos multimídia e são disponibilizados para os alunos os slides em tempo real e em movimento, facilitando o entendimento e estudo. 

 

      O bloco prático é desenvolvido em boxes amplos, vários modelos de equipamentos e supervisão de professores e monitores. O número de alunos por equipamento é limitado.

Médicos que queiram iniciar o método da ecocardiografia ou aprimorar o conhecimento do ecocardiograma focado nas cardiopatias congênitas na pediatria.

·         Treinamento intermediário e avançado no diagnóstico das principais cardiopatias que acometem estruturas do coração direito, através do modo M, bidimensional, Doppler e Doppler em cores.

·         Aquisição de medidas para interpretação das cardiopatias ministradas nesta disciplina.

Avaliação da repercussão hemodinâmica vista ao ecocardiograma..

Graduação em medicina, de preferência pediatras, cardiopediatras e  cardiologistas.

PROGRAMA (VISUALIZAÇÃO POR DIA)

Parte teórica:

  • Fisiopatologia da estenose pulmonar (subvalvar, valvar e supra valvar – incluindo tanto o tronco quanto os ramos pulmonares)
  • Avaliação ecocardiográfica da estenose pulmonar e avaliação da repercussão hemodinâmica
  • Avaliação ecocardiográfica da estenose pulmonar com comunicação interatrial e avaliação da repercussão hemodinâmica

Parte Prática:

  • Hands on com pacientes pediátricos com patologias diversas.

Parte teórica:

  • Atresia tricúspide: diagnóstico ecocardiográfico das mais variadas formas de apresentação, avaliação da repercussão hemodinâmica e correlações clínicas
  • Atresia Pulmonar: diagnóstico ecocardiográfico, avaliação da repercussão hemodinâmica e correlações clínicas

Parte Prática:

  • Hands on com pacientes pediátricos com patologias diversas.

Parte teórica:

  • Anomalia de Ebstein: diagnóstico ecocardiográfico, avaliação da repercussão hemodinâmica e correlações clínicas
  • Displasia da Valva Tricúspide: diagnóstico ecocardiográfico, avaliação da repercussão hemodinâmica e correlações clínicas
  • Discussão de casos clínicos

Parte Prática:

Hands on com pacientes pediátricos com patologias diversas.

Importante: A programação pode sofrer alteração, mas o conteúdo proposto será cumprido. Leia nossa política de cancelamento

Ministrado por:

Mariana Carvalho de Alencar
Especialista em cardiologia pediátrica e ecocardiografia pediátrica pelo Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira - IMIP e atualmente atua como cardiopediatra do Instituto do Coração de Pernambuco e dos serviços de pós operatório do Real Hospital Português e do IMIP. Graduada em medicina pela Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas.
(*) Todos os campos são obrigatórios
Curso*: Nome*: E-mail*: Telefone*: